Feliz Natal pra todos, Feliz Natal!
(Madonna del Presepio, Inchiostro, cm 24,8 x 19,7. Fonte: http://net.comune.cento.fe.it/mostre/guercino2005/61.htm)
A cada ano, um Natal diferente, uma nova maneira de ver (e sentir) os momentos.
Sempre fui contra esse lance de Papai Noel, presentes e consumismo desenfreado.
Mas esse ano, presenciei de perto o dia da entrega dos presentes para alguns alunos meus. São crianças em situação de risco social atendidas pela Prefeitura de Contagem. No Natal vários projetos e empresários da cidade se mobilizam pra fazer as vezes de Papai Noel deles.
Claro, criança é criança e nem todas receberam de coração aberto, nem sempre conseguiram receber o que esperavam e isso as frustavam. Um motivo para, ao meu ver, não valorizar esse lado da coisa.
Por outro lado, vi que "Papai Noel" existe. É um capricho de dedos divinos que faz com que certas coisas justas aconteçam. Meninos que mesmo com histórias de vida tristes e difíceis, sempre tentaram ser diferentes, buscar mais, fazer a diferença... Foram presenteados com lindos gestos de carinho! Nos olhinhos deles reluziam os brinquedos maravilhosos, as roupas que eles sempre quiseram ter, e até uma bicicleta novinha! Essa foi para um menino que mereceu, e muito. Que foi além de suas dificuldades e mostrou pra todos que era muito melhor do que seus problemas.
Diante disso, como não acreditar? Não que um presente vá fazer a diferença na vida tão difícil desses meninos. Mas que o Sonho, que brilha tão forte dentro deles, foi alimentado.E se o Bom Deus permitir vai continuar guiando seus caminhos e banhando de luz a vida de pessoas como eu, que acredita num futuro melhor - construído por essas mãos, esses olhos, esses sonhos.
Que o Jesus Menino ilumine essa noite e faça nascer dentro de cada um a estrela da Esperança e da Coragem - que nos guiará para um mundo com mais amor!