O que é o verdadeiro Saber?
"Há muitos anos atrás nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os Índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos de educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que eles enviassem alguns dos seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamin Franklin adorou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que interessa:
"... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.
Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."
De tudo o que se discute hoje sobre a educação, algumas das questões entre as mais importantes estão escritas nesta carta de índios. Não há uma forma única nem um único modelo de educação: a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor, o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante."
(Extraído do texto "O que é Educação?", de C. R. Brandão)
A todos, atrasado, FELIZ DIA DO ÍNDIO.
"Todo dia era dia de índio"
13 Comentários
Índios somos nós!
Eu sou índia.
Bisneta de índia.
Por isso, meus olhinhos puxados!
Tenho tanto orgulho disso.
Tanto, tanto, tanto!
Digo pra todo mundo. :)
Belo texto!!!
E verdadeiro!
Um bom feriado pra vc!
Beijo
Minha amiga...vai ver o último Instante, foste desafiada :)
Beijo grande.
Sábias palavras amiga... Cada um no seu galho.
Sabes que Agostinho da Silva, preconizava uma educação tendo em vista as aptidões e interesses de cada um e não o empinar de conceitos, que se revelam mais tarde sem o mínimo interesse e são na esmagadora maioria das vezes logo esquecidos. Mas ele era um utópico e as suas ideias ainda hoje são por muitos assim consideradas.
Esta carta, revela um lúcidês e uma perspicácia por demais inteligente.
Ainda bem que tiveste a ideia de a postar.
E olha... Feliz dia do Índio.
Um grande abraço.
Nossa que show... Adorei a Homenagem, embora eles estajam quase extintos sempre é bom relembrar!!!!!
Super Beijo....
Eu sou bisneta de índia, como a Lidiane. Aqui em casa a data nunca passa desapercebida. Beijinhos.
Oi Carol...
Me senti um ignorante agora...
É por isso que meu lema é!
"Estudar para que? Estudar nunca deu futuro para ninguém!"
Fique com Deus amiga!
De verdade!
Gosto muitão de ti!
Beijos,
Seu cunhadinho favorito!
... agora eles só têm o dia 19 de abril.
como tá o fim de semana prolongado? passei para dar um oi, hj to sem assunto, rsrsrs
bjão!
Alguns pais responsabilizam a escola pela educação do filho. A Escola muito boazinha diz ser responsável por 50% dessa. Eu, não sendo educadora, acho que a família é a grande responsável por toda a educação; Pais ausentes geram filhos ausentes de caráter e dignidade!
Bom fim de semana! Beijus
Impressionante esta carta...tão sábia na sua delicadeza e tão cheia de uma grande lição para todos aqueles que manifestam atitudes etnocêntricas.
Vou guardar esta carta, merece serrelida e revisitada.
Beijo grande :)
Os brancos colonizadores tiveram a arrog�ncia de impor sua civilizacao como a correta .Hoje vemos que cada um tem a sua forma de viver e deve ser respeitada.Esses dias tem tanta gente boa nascendo e morrendo e tantos fatos e homenagens que uma data atropela a outra.Foi bom vc lembrado dia do Indio.Desculpe eu nao colocar acentos .Meu pc nao aceita nesse sistema.
http://somagui.blogspot.com
Como muitos tratados, nunca são inteiramente cumpridos, desconhecia este dia.
Postar um comentário
« Home