19 abril 2008

DECLARAÇÃO SOLENE DOS POVOS INDÍGENAS DO MUNDO

Nós, povos indígenas do mundo,
unidos numa grande assembléia de homens sábios,
declaramos a todas as nações:
quando a terra-mãe era nosso alimento,
quando a noite escura formava nosso teto,
quando o céu e a lua eram nossos pais,
quando todos éramos irmãos e irmãs,
quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
aí outras civilizações chegaram!
Com fome de sangue, de ouro,
de terra e de todas as sua riquezas,
trazendo numa das mãos a cruz e na outra a espada
sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos,
nos classificaram abaixo dos animais,
roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas,
transformando em escravos os “filhos do Sol”.
Entretanto, não puderam nos eliminar!
Nem nos fazer esquecer o que somos,
porque somos a cultura da terra e do céu,
somos de uma ascendência milenar e somos milhões.
Mesmo que nosso universo inteiro seja destruído,
NÓS VIVEREMOS por mais tempo que o império da morte!

*******


Dia do índio! Dia de dar parabéns pra mamis indiazinha-neta - e receber também dos irmãos malinha, hehe! Com muito, muito orgulho!

Esse ano meus alunos esetão tocando e cantando canções indígenas. Vencida a barreira da língua tão diferente ("É inglês, professora?"), me delicio ao ver o prazer dele com as flautas, chocalhos e voz! Semana que vem, apresentaremos o resultado desse mergulho - na cultura que é nossa, brasileira.

Beijos e bom feriado!

=)

5 Comentários

  1. Blogger Emely Postado em 21/4/08 11:53  
    Cirandando por aki e sorrindo!
    *Paz
  2. Blogger Marilyn Postado em 22/4/08 00:23  
    Ô, que legal!
    Beijoooooooo!
  3. Blogger Lia Postado em 22/4/08 20:44  
    gostei do teu cantinho.
    vou add, ok?
    beijo
  4. Blogger Unknown Postado em 26/4/08 16:56  
    Olá Nina,
    Fiquei feliz de te ver de novo no meu blog.Deletei meu orkut antigo.Muita bobagem aparecendo por lá. Aí, leseira minha, deletei junto meus contatos e endereço de meu blog. Se não é minha filha ter guardado teria perdido mais este blog.
    Adoraria ser sua aluna de flauta apesar da faixa etária não ser a de seus aluninhos.Um dia vou criar vergonha e entrar sério numa aula de flauta.
    Bjs com carinho e parabéns por estimular a cultura indígena Ísso é tudo de bom.
  5. Blogger Lidiane Postado em 1/5/08 01:24  
    Flautista mais doce do mundo.

    Queria ouvir seus alunos tocando.
    Aposto que me emocionaria.

    Tenho sangue índio correndo em mim, meus olhinhos puxados são prova disso.

    Beijo, querida do coração.

    Saudade.

Postar um comentário

« Home