03 agosto 2008

Pimentas!

Tem coisas na nossa vida que parece que a gente já nasceu gostando. Porém os desgostos vêm com o tempo, mas mesmo assim parecem fazer parte da gente. Como quando eu decidi aos sete anos de idade que detestava bife de fígado - coisa que não é muito difícil de se compreender, hehe - suco de caju (e não parece uma lavagem de copo sujo?) e abacaxi, essa frutinha que muitos amam, mas não me desperta grandes amores.

Às vezes nos surpreendemos com nossa capacidade de redescobrir gostos, e de reiventar o paladar. Eu descobri que amava pimentão meio por acaso, comendo por educação na casa de uma amiga. Eu devia ter uns oito ou nove anos. E AMO pimentão até hoje.

Mas tem coisas, gostos e hábitos alimentares que nos remetem a um certo lugar, ou a certas pessoas. Como a minha relação com pimenta.

Meu pai sempre foi fanático por pimenta. Desde que eu me conheço por gente sempre tivemos vidros enormes de conserva, com vários tipos de pimenta, das verdes às bem vermelhinhas. Confesso que a via como uma vilã, porque ele tinha problemas no estômago e a pimenta não ajudava muito. E nunca morri de amores.

A entrada de uma pessoinha na minha vida me fez rever esse conceito. A Dona Priscila, minha amiga-cunhada-irmã de coração sempre foi uma doidinha por pimenta, tempero: tudo que é muito forte e condimentado, é com ela mesma! E assim, ao sabor dessa amizade, fui descobrindo os prazeres da pimenta em um prato de comida.

Eu que sempre gostei das coisas tão doces, e dos sabores que cabem muito bem na boca, aprendi que a amizade é capaz sim, de nos tirar do eixo, de experimentar o inusitado e o prazeroso da vida.

Ao lado de outra pimenta, a Bia, fui aumentando minha paixão não só por pimenta, mas por outros temperos e sabores fortes. Assim brinquei com meu paladar ao lado dela, entre comidas e bebidas fortes, temperando minha vida, nessa amizade que veio pra ficar.

Daí a gente percebe que foi tocado, que foi "temperado" também. Foi quando me peguei virando um vidro de molho de pimenta num prato de arroz, feijão e carne. Comida do dia-a-dia, gesto banal, involuntário, que percebi cravado em mim.

Não pude deixar de sorrir. Então não estavam elas ali?

Senti que vida tem muitos sabores. E o doce que ela deixa na boca merece um tempero a mais, uma gota de molho de pimenta.

Sabor sorriso e saudade.

(29/07/07)


*******


A saudade, companheira constante, pontua minhas palavras, e registra aqui um devaneio passado, mas que ficou.
Permanece no sabor dessa amizade, que iluminou esses dias que estão no fim.

Retorno... =/

(Beijos pra todos, ótima semana!)


: )

10 Comentários

  1. Blogger Lidiane Postado em 3/8/08 21:55  
    Ninoca querida.
    Sou baiana, e você sabe, baiana AMA pimenta, então... ;)

    Hoje lembrei de você. Fui almoçar em um restaurante super alternativo e ouvi duas senhoras conversando. Eram flautistas e falavam disso.

    Saudade de você, viu?

    Beijos.

    P.S. E você tem razão, amigos são tesouros.
  2. Blogger Teste Sniqper Postado em 6/8/08 17:30  
    Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...
  3. Anonymous Anônimo Postado em 6/8/08 19:44  
    Adorei o Ninoca!!! NINOCA!! Eu e a Bia adoramos tudo, muito lindo. Tá ficando uma pimentinha também!!
    Bjocas apimentadas pro cê amorzinho!!! Até logo!!!
  4. Anonymous Anônimo Postado em 7/8/08 15:12  
    Amigos são na verdade, o tempero necessário em nossa vida, eles dão o tom e o sabor.

    Feliz retorno Nina Menina Linda!!

    estou de volta depois de um susto.

    lindos dias flor
    beijos
  5. Blogger Uillow Postado em 7/8/08 19:26  
    Que legal, né? Tanta coisa que a gente não experimenta por algum tipo de preconceito e acaba perdendo a chance de conhecer coisas que podem fazer parte do nosso dia-a-dia! :)

    Beijo!
  6. Blogger Klatuu o embuçado Postado em 8/8/08 03:54  
    Teu pai tem gosto parecido com o meu! :)

    Beijinho.
  7. Blogger Daniel Postado em 12/8/08 12:35  
    Oi tudo bem?
    Apenas para dar um 'oi'.
    Uma otima semana e beijo de Londres.
    Daniel
    www.sembolso.blogspot.com
  8. Blogger Marilyn Postado em 20/8/08 21:06  
    Hum, deu fome!
    Amoooooooooooooo abacaxi, posso até dizer que como todos os dias durante o almoço! \o\\
    Já o famoso pimentão... só se for imperceptível na comida porque não curto mesmo. Junto com cebola então... argh. Mas adoro alho. Sim, sou estranha. :P
    Beijo
  9. Blogger Milla Postado em 22/8/08 16:25  
    Oi! Obrigada pela visita, e pelo comentário... Adorei o seu cantinho tbm, li não só o primeiro, mas os posts mais antigos... Devo comentar que morro de medo de pimenta não pelo ardume, mas pq tenho gastrite, e isso pra mim é um veneno! =/
    Infelizmente, pq adoro pimenta...

    Oh, e uma observação ao post anterior: Viva Gaia! \o/ Eterna mãe =)

    Bjsss!!
  10. Blogger Lua Sollara Postado em 22/8/08 17:16  
    Bom...não sou nem um pouco fã de pimenta...me lembro quando era criança e comi algo com pimenta que me fez rodar feito uma louca até conseguir achar o copo de agua mais proximo...
    Sobre o coments que vc fez o mei blog....:
    Eu queria saber como é estar casada...só. Eu nem sei como eu reagiria....rsrsrs

Postar um comentário

« Home