20 novembro 2006

Zumbi, comandante guerreiro!

"A felicidade do negro é uma felicidade guerreira."
(Gilberto Gil)

Dia Nacional da Consciência Negra.

Dia de se refletir, pensar como esse país é injusto com os povos que foram sua força, seu berço, sua raça.

Pois em nosso sangue vive o negro, o índio, é o que nos faz brasileiros.

Sábado estive numa das escolas que dou aula, periferia de Contagem, lugar esquecido, abandonado.

A vice-diretora, uma negra maravilhosa, mulher forte e decidida. Convidava a todos pra comemorar, participar, e conseguia envolver-nos, todos.

Comemoravam a data, 90% dos alunos e funcionários negros, pessoas lindas. E o que tinham a dizer sobre o dia? Apenas do sofrimento, da escravidão, das injustiças...

Queria um dia poder ver essa data como uma grande festa. Da vitória, da liberdade dos direitos.

Somos brasileiros. Humanos? Quem sabe, um dia. A Alegria possa ser a força e mote de dias como esse.

********

Ah, a quem interessar, eu passei nas duas provas da parte específica de música do vestibular, agora é esperar pela derradeira em dezembro!

Despeço-me com o desejo de voltar em breve com boas notícias.

Inté!

9 Comentários

  1. Anonymous Anônimo Postado em 21/11/06 13:12  
    Nina Menina Linda
    que bom ter noticias suas...
    Que dezembro lhe traga surpresas boas em relação as provas e deixe em seu coração a certeza de dever cumprido.
    lindos dias,flor
    beijosssssssssssss
  2. Anonymous Anônimo Postado em 21/11/06 15:19  
    Nina, parabéns!!!!Dezembo vai trazer-te a melhor prenda. Os desejos realizados! :)
    Quando o Homem chegar ao estádio de compreensão que todos somos iguais nas nossas diferenças, então o mundo será mais feliz.
    Beijinho
  3. Blogger Lidiane Postado em 21/11/06 18:26  
    Florzita queridita do coração.

    Eu, que nasci em uma cidade onde a maioria da população é negra, eu, que amo a pele escura e o cabelo trançado, eu que acho o homem mais lindo do mundo um negro de 1,92... eu penso que devíamos ter o dia da "consciência".
    Só consciência, porque tom de pele é adereço. O que conta, é o que ela cobre.

    Beijinhos pra você.
  4. Anonymous Anônimo Postado em 22/11/06 18:46  
    Aeewww!!! Minha irmazinha querida!!!

    Sua loka!!! Nem me avisou que passou na 2ª fase >.<

    Huummm... Nem lembrei deste dia... ^^'
  5. Anonymous Anônimo Postado em 24/11/06 09:56  
    Uia 2/3 ja ja vai ser 3/3 =]

    Muito bom, boa sorte com a próxima =]

    :*
  6. Anonymous Anônimo Postado em 24/11/06 21:03  
    Boa sorte, se for por energia boa vc já está mais que aprovada!

    Se eu não for boicotada pela globo novamente...eu tô de volta![risos]

    beijos
  7. Anonymous Anônimo Postado em 6/12/06 13:12  
    eu nunca vi um feriado causar tanta polêmica....
    rsrs
    mas enfim
  8. Blogger José Pires F. Postado em 14/12/06 19:48  
    Caramba amiga, faz tempo que não te visitava. Culpa tua viu, que só posta quando está lua cheia.

    Por pouco nem te desejava sorte para a derradeira prova e mesmo assim não sei se vou a tempo, pois Dezembro está no meio.

    Mas é sempre tempo, para te felicitar pelas provas já passadas.
    PARABÉNS!

    Sobre o resto do teu post, estou contigo.
    Que um dia essa festa, seja um festejo dos direitos dessa gente, que também é a nossa.

    Enorme abraço e uma carrada de saudades.
  9. Blogger Darlan M Cunha Postado em 17/12/06 08:11  
    E volte mesmo, NINA, em breve, com as notas e notícias melhores.

    Um excelente ano para você e os seus: sem maiores percalços, sem as dores pavorosas a que estamos, todos, sujeitos. Abraços.

    Darlan

Postar um comentário

« Home